- Ano: 2013
-
Fotografias:Luis Gordoa, Zaruhy Sangochian
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Colonia del Valle está localizada no centro geográfico da Cidade do México e distingue-se por ser um dos bairros residenciais mais urbanos. Ainda que, na sua fundação, durante os anos 30, foi pensada como uma zona de casas de campo com jardins amplos ao sul da então cidade, o rápido crescimento demográfico fez com que o bairro fosse sendo densificado, alterando sua imagem. Agora, ele está composto por uma mescla de residências unifamiliares e construções entre três e cinco pavimentos com usos tanto para moradia como para escritórios e comércios.
Nesse contexto desenvolvemos o projeto para um edifício habitacional de quatro pavimentos em um terreno de 300 m² com dimensões de 10 x 30 e acessado pelo menor lado. O prédio orientado leste-oeste contempla o desenho de seis apartamentos com possibilidade de expandir-se para sete, todos com vista tanto para a rua e sua parte arborizada quanto para um pátio localizado na parte posterior do terreno. Para isso, foram desenhadas moradias longitudinais que organizam os diferentes espaços através de um corredor. Este último, junto com os pátios de iluminação situados no centro do prédio, facilita a separação entre os espaço públicos e privados.
A estética do edifício responde a materialidade e a expressão da estrutura: tijolo vermelho e concreto. A fachada está composta por uma série de aberturas que servem de sacadas, assim como um grande maciço que representa a caixa do elevador. Através delas confere-se profundidade a fachada, criando importantes espaços externos cobertos e privacidade nos cômodos. Por outro lado, o cubo do elevador revela a conexão vertical que aparece através de uma escada de mármore. O edifício surge de uma base de concreto e se estrutura através de uma série de feixes do mesmo material. No subsolo está localizado um estacionamento para dez automóveis.